CAMPINAS PRORROGA A FASE EMERGENCIAL ATÉ 4 DE ABRIL E IMPÕE MAIS RESTRIÇÕES

CAMPINAS PRORROGA A FASE EMERGENCIAL ATÉ 4 DE ABRIL E IMPÕE MAIS RESTRIÇÕES

Em, 25.03.2021

José Homero Adabo (1)

Foi publicado hoje o Decreto Municipal nº 21.403/2021, através do qual o Prefeito de Campinas prorroga a Fase Emergencial do Plano São Paulo no município até o próximo dia 04 de abril. Ela terminaria no dia 30/03 próximo.

Outras modificações: de um modo geral, o comércio e os prestadores de serviços que antes poderiam funcionar na modalidade de retirada (drive thru) e entrega por motoboys (delivery), agora só podem adotar esta última modalidade (delivery). Mais detalhes abaixo. Foi ainda autorizado o município de Campinas, juntamente com os demais municípios do seu entorno, ou individualmente, a criar barreiras sanitárias nas entradas da cidade, para a prevenção e combate à pandemia.

Todas estas alterações entram em vigor amanhã, dia 26/03 do corrente.

O Escritório Taquaral fez um estudo comparativo de como estava Campinas e como ficou agora. Veja na tabela a seguir.

ANTES

AGORA

COMENTÁRIOS E APLICAÇÃO

 

IV – serviços de alimentação, como restaurantes, bares e congêneres, os quais devem atender exclusivamente mediante serviços de entrega (delivery) ou retirada (drive thru), vedado o atendimento para consumo nos estabelecimentos.

IV – serviços de alimentação, como restaurantes, bares e congêneres, os quais devem atender exclusivamente mediante serviços de entrega (delivery) até o limite de horário regular do estabelecimento e retirada (drive thru) até as 20h00, vedado o atendimento do consumidor fora de seu veículo e no interior do estabelecimento.  

 

Para estas atividades, não houve modificação.

 

 

 

V – padarias, supermercados, atacadistas e comércios em geral que vendam gêneros alimentícios e produtos de limpeza;

V – padarias, supermercados, atacadistas e comércios em geral que vendam gêneros alimentícios e produtos de limpeza, sendo permitida a entrada, no estabelecimento, de apenas 1pessoa por família, ou, no máximo, a entrada de 1adulto com 1 criança de até 12 anos de idade, devendo encerrar o funcionamento presencial às 20h00, com rigoroso controle de distanciamento interpessoal e de aglomeração nas entradas dos estabelecimentos, podendo atender por entrega (delivery) até o limite de horário regular do estabelecimento  

 

Alterações: entrada de apenas 1 pessoa por família ou, no máximo, 1 adulto com 1 criança de até 12 anos; encerrar o atendimento às 20h00; rigoroso controle de distanciamento e aglomerações nas entradas; autorizado o delivery até o horário do Alvará.

XIV – veterinárias e serviços de atendimento de pet, priorizando-se os serviços de entrega de medicamentos e insumos, bem como de busca e retirada de animais.

XIV – veterinárias e serviços de atendimento de pet, exclusivamente para atendimento de urgência e emergência.  

Só estão autorizados os casos de emergência.

XV – serviços de manutenção predial, elétrica ou hidráulica. XV – serviços de manutenção predial, elétrica ou hidráulica, exclusivamente para situações urgentes.

Só estão autorizados os casos de situações urgentes.

XVII – comércio de insumos para oficinas mecânicas.

XVII- comércio de insumos para oficinas mecânicas, exclusivamente mediante entrega (delivery). Só está autorizada a entrega por meio de delivery. Não pode haver atendimento presencial.
XVIII – atividades de comércio de bens e serviços automotivos, incluídas aquelas de higiene, lavagem, estacionamento, locação e comercialização de veículos. XVIII – serviços de estacionamento de veículos, locação e serviços de higiene e lavagem automotivos.

Só estão permitidos os serviços de estacionamento, locação, higiene e lavagem de veículos. Estão proibidos: serviços manutenção e pintura de veículos.

XX – serviços de entrega (delivery) ou retirada (drive thru) de quaisquer estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviço.

XX – serviços de entrega (delivery) de qualquer atividade comercial ou de prestação de serviços até o limite de horário regular do estabelecimento. Só está permitida a entrega (delivery) e até o limite do horário do Alvará do estabelecimento. Estão proibidas as retiradas no veículo (drive thru).
 

XXI – estabelecimentos comerciais de assistência técnica de produtos eletroeletrônicos

XXI – estabelecimentos comerciais de assistência técnica de produtos eletroeletrônicos, exclusivamente para manutenção de produtos médico-hospitalares ou quando a manutenção do produto se demonstrar inadiável.

Só está permitida a assistência técnica exclusivamente de produtos médico-hospitalares ou quando a manutenção for inadiável.

 

 

Acrescentado pelo Dec. Municipal nº 21.403/2021

XXIII – comércio de alimentação e remédios para animais, sendo permitida a entrada, no estabelecimento, de apenas uma pessoa por família, ou, no máximo, a entrada de um adulto com uma criança de até 12 anos de idade, devendo encerrar o funcionamento presencial às 20h00, podendo atender por entrega (delivery) até o limite de horário regular do estabelecimento.  

Os pet shop só podem permitir a entrada de 1 pessoa por família ou, no máximo, 1 adulto com 1 criança de até 12 anos. Encerrar o atendimento presencial às 20h00. Delivery só até o horário fixado no Alvará

Todas as regras sanitárias, cuidados individuais a serem proporcionados aos clientes e toque de recolher entre 20h00 e 5h00, abordados em OTs anteriores, continuam em pleno vigor, em Campinas.

As Autoridades Municipais (Secretaria Municipal de Saúde – DEVISA; Secretaria de Planejamento e Urbanismo – SEPLURB; Guarda Municipal; PROCON e SETEC) e as empresas ficarão juntas responsáveis por fiscalizar o cumprimento no estabelecimento das exigências acima, inclusive eventual fila que estiver do lado de fora, o que continua proibida.

Continuam válidas as multas previstas na legislação em vigor, já divulgada em OTs anteriores.

COMENTÁRIOS COMPLEMENTARES

Recomendamos a todos os clientes plena atenção para as atuais alterações e que fiquem atentos aos horários autorizados e formas de funcionamento do estabelecimento, bem como das regras sanitárias que continuam em vigor. Temos acompanhado o funcionamento dos estabelecimentos junto a vários clientes e temos percebido um aumento importante de fiscalização sanitária pela Prefeitura de Campinas, originada por denúncias de vizinhos pelo telefone 156. Pedimos atenção a este ponto.

Infelizmente, a medida de hoje representa queda da atividade econômica, com redução do nível de emprego formal e de renda da população e aumento de atividades informais no município.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos no Departamento de R&H, pelo e-mail rh@escritoriotaquaral.com.br, ou junto ao Departamento de Tributos, pelo e-mail info@escritoriotaquaral.com.br diretamente com as profissionais que atendem à sua empresa. Todas estarão sob a Coordenação de Sirlei Campos (R&H) e Sirlene Souza (Tributos).

Ressalvamos que o conteúdo acima é um mero resumo explicativo da legislação veiculada. Para outras questões pertinentes à matéria comentada, mas não abordadas neste trabalho, favor consultar a própria legislação nos links a seguir (i) http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/1286099029.pdf (ii) https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaratualizada/id/135456.

________________

(1) José Homero Adabo é Contador inscrito no CRC/SP sob o nº 74.137/O-3.

Related posts

DET: DOMICÍLIO ELETRÔNICO TRABALHISTA

Em, 27/03/2024 José Homero Adabo (1) A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) acrescentou na CLT o artigo 628-A, através do qual foi criado o DET – Domicílio Eletrônico Trabalhista. Este domicílio eletrônico é destinado a dar ciência ao empregador de quaisquer atos administrativos, ações de fiscalização, intimações e avisos em...

Saiba Mais

COMO DECLARAR O IR DA PESSOA FÍSICA EM 2024

Em, 07/03/2024 José Homero Adabo (1) A RFB publicou hoje (07/03) a IN/RFB nº 2.178/2024, fixando as normas e limites atualizados para as condições de obrigatoriedade de apresentação da Declaração de Ajuste Anual (DAA) do IRPF do ano de 2024, ano calendário de 2023. Em relação aos anos anteriores,...

Saiba Mais

ATENÇÃO AOS PRAZOS DE ENVIO DE NFes COM RETENÇÕES

Em, 05/03/2024 José Homero Adabo (1) Agora, com a implantação da última etapa da DCTF Web, em vigor desde 01.02 do corrente, todas as informações sobre retenções na fonte devem ser declaradas diretamente (on line) na ferramenta disponibilizada pela RFB, sem qualquer possibilidade de automatização pelo contribuinte. Esta condição...

Saiba Mais
Como podemos te ajudar?
Enviar pelo WhatsApp
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.
Concordar e Fechar
Rejeitar
Política de Privacidade