DECLARAÇÃO DE GANHOS DE CAPITAL

DECLARAÇÃO DE GANHOS DE CAPITAL

Uma introdução

Sabendo que todo cidadão brasileiro deve prestar contas à Receita Federal e que as regras para essa prestação de contas anual se atualizam com bastante frequência, é natural que os contribuintes tenham dúvidas a respeito de suas relações com o fisco.

Neste texto breve, queremos oferecer algumas orientações introdutórias sobre as regras em vigor quanto à declaração dos ganhos de capital.

Declaração e recolhimento

Em resumo, cada vez que vendemos um imóvel o valor recebido do comprador se caracteriza como um ganho de capital. Entende-se que o vendedor obteve um lucro que deve ser declarado à Receita Federal e que, eventualmente, gera um imposto a ser pago.

A alíquota inicial é de 15%, mas progride de acordo com o tamanho da negociação, podendo chegar a 22,5% quando os ganhos ultrapassam o montante de 30 milhões de reais.

A própria Receita Federal disponibiliza ao contribuinte, por meio de seu site na internet, o Programa de Apuração dos Ganhos de Capital (GCap), desenvolvido para que se faça o cálculo do imposto devido e para facilitar a transferência dos dados da negociação para a sua Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF).

Quem, porventura, deixou de recolher o imposto proporcional a seu ganho até a data devida poderá recalcular o imposto a recolher (com acréscimos de multa e juros) e emitir uma nova Darf para regularizar sua situação antes da próxima declaração anual de importo de renda. Isso também deve ser feito través dos programas disponibilizados no site da Receita acessando a página do programa Sicalc.

Isenções

Até 2019, estiveram isentos os ganhos de capital obtidos das seguintes formas:

  • Pela transferência de um imóvel de valor pequeno (até R$ 35.000,00) ou inferior a R$ 440.000,00, caso o proprietário não tenha vendido nenhum outro imóvel nos últimos 5 anos.
  • Pela venda de imóvel adquirido antes de 1969.
  • Quando o valor recebido é usado integralmente na compra de uma nova propriedade residencial em até 180 dias. Caso só parte do valor seja empregado, o imposto será proporcional ao saldo não utilizado.

Obs.: O lucro obtido pela venda de imóveis adquiridos entre 1970 e 1988 têm imposto reduzido proporcionalmente à idade do imóvel.

Caso você tenha dúvidas ou precise de uma assessoria especializada para entender como isso se aplica a seu caso, entre em contato conosco por um de nossos canais de atendimento. O Escritório Taquaral terá enorme prazer em ajudá-lo.

Related posts

REFORMA TRIBUTÁRIA (I): ATIVIDADE IMOBILIÁRIA E HOLDING FAMILIAR

Em, 21/08/2025 José Homero Adabo (1) A partir de agora, o Escritório Taquaral passará a expedir orientações práticas sobre a Reforma Tributária do consumo a serem observadas pelas empresas. Isto decorre da entrada em vigor (na forma de teste) a partir de 01.01.2026 de várias exigências (emissão de notas...

Saiba Mais

HORÁRIO ESPECIAL DE FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTOS EM CAMPINAS

Em, 01/08/2025 José Homero Adabo (1) A Prefeitura Municipal de Campinas publicou no último dia 15/07 pp. o Decreto nº 23.955/2025 para regulamentar o funcionamento em horário especial de estabelecimentos comerciais, de serviços, institucionais e industriais no município de Campinas. A medida regulamenta o horário de funcionamento, bem como...

Saiba Mais

NOVA ORIENTAÇÃO SOBRE O E-SAT E VEDAÇÃO DE USO A PARTIR DE 01.01.2026

Em, 16/06/2025 José Homero Adabo (1) A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo vem orientando os contribuintes sobre novas alterações no uso do e-SAT, tendo sido observadas algumas visitas pessoais da fiscalização, em estabelecimentos varejistas, para esta e outras orientações. Assim, estamos repassando abaixo os principais pontos...

Saiba Mais
Como podemos te ajudar?
Enviar pelo WhatsApp
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.
Concordar e Fechar
Rejeitar
Política de Privacidade