DOMICÍLIOS ELETRÔNICOS DO CONTRIBUINTE DEVEM SER ACESSADOS SISTEMATICAMENTE PELA EMPRESA

DOMICÍLIOS ELETRÔNICOS DO CONTRIBUINTE DEVEM SER ACESSADOS SISTEMATICAMENTE PELA EMPRESA

Em, 13.11.2020

José Homero Adabo (1)

Tanto a Receita Federal do Brasil (RFB), quanto a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ/SP), vem fazendo uso de maneira sistemática e com grande intensidade da Caixa Postal do e-CAC – Central de Atendimento ao Contribuinte ou do DEC – Domicílio Eletrônico do Contribuinte, enviando-lhes comunicados, relatórios de receita para fins de obtenção de financiamento junto a Bancos oficiais e, mais recentemente, toda sorte de notificações extrajudiciais ou pedidos de esclarecimentos de informações fiscais, cobranças de impostos atrasados e de início de processo de fiscalização. Tudo, como prazos muito exíguos para atendimento.

Temos notado que nos últimos dois anos este procedimento tem se intensificado pela RFB e pela SEFAZ/SP. Isto exige que cada contribuinte crie uma rotina própria para acessar de forma sistemática (semanalmente, pelo menos) o seu domicílio eletrônico a fim de verificar se constam notificação, comunicado ou outro documento de seu interesse e responsabilidade.

Nesta orientação estamos reforçando o que já constou das OTs de 06/12/2010 e de 21/09/2013, agora com a atualização e destaques para os riscos fiscais que os contribuintes estarão sofrendo, se não houver uma verificação sistemática destas caixas postais eletrônicas dos dois órgãos fiscalizadores. Todo o acesso é feito facilmente pela internet no site da RFB (e-CAC) e SEFAZ/SP, conforme o passo-a-passo abaixo.

 

Passo-a-passo para acesso à Caixa Postal (e-CAC) da RFB
  1. Clicar no link a seguir: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index
  2. Entrar em ACESSO GOVBR
  3. Clicar em certificado digital
  4. Selecionar certificado
  5. Clicar em caixa postal
  6. Verificar as mensagens

 

Passo-a-passo para acesso ao DEC da SEFAZ/SP
  1. Clicar no link a seguir: https://portal.fazenda.sp.gov.br
  2. Empresa
  3. Dec
  4. Acesso ao Dec
  5. Clicar em Acesso com Certificado Digital
  6. Clicar em cima do CNPJ
  7. Clicar na opção mensagens e comunicados
  8. E selecionar a opção “TODAS”

 

Riscos Fiscais por não acessar sistematicamente

A comunicação postada pela SEFAZ/SP no DEC será considerada recebida pelo contribuinte numa das seguintes datas, a que ocorrer primeiro (Portaria CAT nº 140/2010, artigo 5º):

  • Na hipótese de a consulta ao DEC não ser efetivada em até 10 dias contados da data de envio da Comunicação/Notificação, será considerada recebida na data do término desse prazo, se dia útil, ou no primeiro dia útil seguinte.
  • Quando a consulta ao DEC for feita de imediato, o prazo será contínuo, excluindo-se, na sua contagem, o dia do envio da comunicação e incluindo-se o do vencimento;
  • Fluirá a partir do primeiro dia útil, após o envio da comunicação.

Toda comunicação da SEFAZ/SP com a pessoa jurídica é sempre efetuada por meio eletrônico, dispensando-se a publicação no Diário Oficial do Estado – DOE. ou o encaminhamento por via postal.

Para a RFB, o prazo para o contribuinte ser considerado intimado ou notificado é de 15 dias contados da data em que o documento foi registrado na caixa postal eletrônica, devendo ficar disponível pelo prazo de 5 anos, salvo se apagada manualmente (IN/SRF nº 664/2006).

Por isso, recomendamos firmemente que todos os contribuintes consultem sistematicamente, pelo menos uma vez por semana, as suas caixas postais eletrônicas, para verificar eventuais documentos, informações, notificações e intimações, atos processuais, etc. postados, tanto pela RFB quanto pela SEFAZ/SP. A consulta deverá ser feita em relação a cada um dos estabelecimentos em funcionamento (matriz e filiais). O Escritório Taquaral não faz este tipo de consulta. Para maior comodidade, o contribuinte poderá cadastrar na Caixa Postal do e-CAC (RFB) até três números de telefones celulares e três endereços de e-mail, a fim de receber avisos, notificações ou mensagens importantes enviadas para sua caixa postal eletrônica.

O Escritório solicita desde já aos clientes que nos informe um e-mail e um número de telefone celular para que possamos cadastrá-lo na Caixa Postal do e-CAC e no DEC, a fim de receberem tais avisos. Caso não nos encaminhem estes dados, entenderemos que ainda não nos autorizaram a proceder a esses cadastros.

Questão prática: Recomendamos que cada empresa designe um funcionário de sua confiança para verificar sistematicamente a caixa postal eletrônica e o DEC. Este funcionário deve ser orientado para que acesse periodicamente a caixa postal e o DEC, com cuidado e zelo e, havendo qualquer comunicado enviado pela SEFAZ ou RFB, entre em contato com o Escritório para receber orientações.

 

Riscos Fiscais de contribuintes com processos em andamento

Recomendamos a todos os contribuintes, que tenham processos em andamento em qualquer desses dois Órgãos, que peçam ao seu advogado para consultar sistematicamente, tanto a Caixa Postal e-CAC (RFB) quanto o DEC (SEFAZ/SP).  O Escritório Taquaral não faz consultas sistemáticas ou independentes de solicitação da empresa.

Por outro lado, como o Escritório faz acesso diariamente ao e-CAC da RFB, é muito comum o Órgão inserir um post logo na abertura da página, onde o usuário só poderá avançar se clicar neste plug-in.

Alto Risco Fiscal: Ao clicar no post (plug-in) para avançar, como o Escritório já entrou com o Certificado Digital, automaticamente será direcionado a Caixa Postal e-CAC e aí, por meio do primeiro “clique”, já se tomou conhecimento de documentos postados, iniciando-se aí a contagem de prazos para uma eventual notificação da RFB. De forma bem semelhante, esta situação igualmente ocorre com o DEC da SEFAZ/SP. Como o Escritório, por meio de seus funcionários, faz diariamente mais de 200 acessos para envio de declarações eletrônicas e/ou consultas sobre DARFs, GIAs, GAREs, STDA, declarações anteriores, etc., é impossível o controle destas notificações.  Por isso, retiramos a recomendação para que cada contribuinte com processos em andamento articule com o seu Advogado, a fim de que este acesse sistematicamente a Caixa Postal e-CAC (RFB) ou DEC (SEFAZ/SP), evitando-se com isso o risco de perda de prazos processuais.

 

COMENTÁRIOS DO ESCRITÓRIO

Por razões operacionais, com base em protocolos de acesso a dados públicos protegidos por sigilo fiscal e de fixação de responsabilidades, o Escritório não faz consultas sistemáticas à Caixa Postal e-CAC (RFB) ou do DEC (SEFAZ/SP), para as finalidades exemplificadas nesta orientação, que ficarão sempre sob a responsabilidade da empresa, porém dará todas as orientações, para que um funcionário possa realizá-las diariamente ou semanalmente, com segurança. Os eventuais argumentos de defesa ou recurso, justificando que o contribuinte não recebeu a notificação ou foi recebida por terceiro não autorizado, cai totalmente por terra quando o documento for postado regularmente pelo órgão fiscalizador, na forma tratada neste trabalho.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos no Departamento de Tributos e Reorganização Societária, pelo e-mail info@escritoriotaquaral.com.br ou telefone (19) 3251.8577diretamente com a profissional que atende à sua empresa, que estará sob a Coordenação de Sirlene Souza.

Ressalvamos que o conteúdo acima é um mero resumo explicativo da legislação veiculada. Para outras questões pertinentes à matéria comentada, mas não abordadas neste trabalho, favor consultar a própria legislação no link a seguir (i) https://legislacao.fazenda.sp.gov.br/Paginas/pcat1402010.aspx (ii) http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=15602&visao=anotado

__________________

(1) José Homero Adabo é Contador inscrito no CRC/SP sob o nº 74.137/O-3.

Related posts

DET: DOMICÍLIO ELETRÔNICO TRABALHISTA

Em, 27/03/2024 José Homero Adabo (1) A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) acrescentou na CLT o artigo 628-A, através do qual foi criado o DET – Domicílio Eletrônico Trabalhista. Este domicílio eletrônico é destinado a dar ciência ao empregador de quaisquer atos administrativos, ações de fiscalização, intimações e avisos em...

Saiba Mais

COMO DECLARAR O IR DA PESSOA FÍSICA EM 2024

Em, 07/03/2024 José Homero Adabo (1) A RFB publicou hoje (07/03) a IN/RFB nº 2.178/2024, fixando as normas e limites atualizados para as condições de obrigatoriedade de apresentação da Declaração de Ajuste Anual (DAA) do IRPF do ano de 2024, ano calendário de 2023. Em relação aos anos anteriores,...

Saiba Mais

ATENÇÃO AOS PRAZOS DE ENVIO DE NFes COM RETENÇÕES

Em, 05/03/2024 José Homero Adabo (1) Agora, com a implantação da última etapa da DCTF Web, em vigor desde 01.02 do corrente, todas as informações sobre retenções na fonte devem ser declaradas diretamente (on line) na ferramenta disponibilizada pela RFB, sem qualquer possibilidade de automatização pelo contribuinte. Esta condição...

Saiba Mais
Como podemos te ajudar?
Enviar pelo WhatsApp
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.
Concordar e Fechar
Rejeitar
Política de Privacidade