CAMPINAS MODIFICA HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO DE RUA E SHOPPING, COM VALIDADE ATÉ 30/04

CAMPINAS MODIFICA HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO DE RUA E SHOPPING, COM VALIDADE ATÉ 30/04

Em, 27.04.2021

José Homero Adabo (1)

O Prefeito de Campinas apenas deslocou, a partir de hoje, o horário de funcionamento do comercio de rua, galerias e shopping centers, mantendo a mesma carga horária de atendimento. A medida consta do Decreto nº 21.459/2021, publicado no DOM de hoje (27/04), que entra em vigor nesta data.

Os novos horários permitidos são os seguintes:

  • Comércio e serviços, inclusive galerias e congêneres: das 10h00 às 18h00;
  • Shopping Centers: das 12h00 às 20h00.

Já para as atividades econômicas abaixo, exploradas no município de Campinas, o horário de funcionamento permanece o mesmo, ou seja, das 11h00 às 19h00.

  • Restaurantes e similares, exceto bares;
  • Salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e congêneres;
  • Atividades culturais, tais como museus, galerias, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos;
  • Cursos do setor de educação não-regulada.

Como dito acima, os novos horários de funcionamento já entram em vigor hoje e vão até o próximo dia 30/04.

Em relação ao atendimento ao público, as atividades econômicas a seguir, continuam com a exigência de atendimento máximo de 25% da sua capacidade.

  • Restaurantes e similares, exceto bares;
  • Salões de beleza, barbearias, clínicas de estéticas e congêneres;
  • Atividades culturais, tais como museus, galerias, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos;
  • Parques públicos e clubes sociais;
  • Academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica;
  • Cursos do setor de educação não-regulada;
  • Áreas comuns dos condomínios e hotéis, tais como quadras de esportes, piscinas, academias e salões de festas. No caso de condomínios, a autorização de funcionamento das dependências de uso comum é das 6h00 às 18h00.

Todas as outras regras já abordadas em orientações anteriores permanecem em pleno vigor. O decreto do prefeito também ratifica a manutenção de todos os protocolos sanitários de distanciamento social seletivo avançado do Plano São Paulo, aplicáveis ao município de Campinas. Permanece obrigatória a afixação na recepção do estabelecimento do documento Declaração de Estabelecimento Responsável. O responsável que figura nesta declaração também está obrigado a cumprir e a zelar para que todos igualmente cumpram as regras sanitárias no interior do estabelecimento. Há previsão de multa de 400 Unidades Fiscais de Campinas – UFICs, ou seja, de R$ 1.446,44, para quem descumprir estas normas.

As Autoridades Municipais (Secretaria Municipal de Saúde – DEVISA; Secretaria de Planejamento e Urbanismo – SEPLURB; Guarda Municipal; PROCON e SETEC) e as empresas ficarão juntas responsáveis por fiscalizar o cumprimento no estabelecimento das exigências acima, inclusive eventual fila que estiver do lado de fora, o que continua proibida.

COMENTÁRIOS DO ESCRITÓRIO

A medida apenas deslocou um pouco o horário de funcionamento de alguns segmentos, para o atendimento às demandas formuladas por entidades de classe. Contudo, a validade do novo horário é muito mais uma adaptação e terá validade muito curta, ou seja, vigora apenas de hoje até a próxima sexta, 30/04.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos no Departamento de R&H, pelo e-mail rh@escritoriotaquaral.com.br, ou junto ao Departamento de Tributos, pelo e-mail info@escritoriotaquaral.com.br diretamente com as profissionais que atendem a sua empresa. Todas estarão sob a Coordenação de Sirlei Campos (R&H) e Sirlene Souza (Tributos), respectivamente.

Ressalvamos que o conteúdo acima é um mero resumo explicativo da legislação veiculada. Para outras questões pertinentes à matéria comentada, mas não abordadas neste trabalho, favor consultar a própria legislação nos links a seguir: (i) https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaratualizada/id/136919 (ii)  https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaratualizada/id/137093

________________

(1) José Homero Adabo é Contador inscrito no CRC/SP sob o nº 74.137/O-3.

Related posts

DET: DOMICÍLIO ELETRÔNICO TRABALHISTA

Em, 27/03/2024 José Homero Adabo (1) A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) acrescentou na CLT o artigo 628-A, através do qual foi criado o DET – Domicílio Eletrônico Trabalhista. Este domicílio eletrônico é destinado a dar ciência ao empregador de quaisquer atos administrativos, ações de fiscalização, intimações e avisos em...

Saiba Mais

COMO DECLARAR O IR DA PESSOA FÍSICA EM 2024

Em, 07/03/2024 José Homero Adabo (1) A RFB publicou hoje (07/03) a IN/RFB nº 2.178/2024, fixando as normas e limites atualizados para as condições de obrigatoriedade de apresentação da Declaração de Ajuste Anual (DAA) do IRPF do ano de 2024, ano calendário de 2023. Em relação aos anos anteriores,...

Saiba Mais

ATENÇÃO AOS PRAZOS DE ENVIO DE NFes COM RETENÇÕES

Em, 05/03/2024 José Homero Adabo (1) Agora, com a implantação da última etapa da DCTF Web, em vigor desde 01.02 do corrente, todas as informações sobre retenções na fonte devem ser declaradas diretamente (on line) na ferramenta disponibilizada pela RFB, sem qualquer possibilidade de automatização pelo contribuinte. Esta condição...

Saiba Mais
Como podemos te ajudar?
Enviar pelo WhatsApp
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.
Concordar e Fechar
Rejeitar
Política de Privacidade