CAMPINAS PRORROGA A FASE EMERGENCIAL ATÉ 4 DE ABRIL E IMPÕE MAIS RESTRIÇÕES

CAMPINAS PRORROGA A FASE EMERGENCIAL ATÉ 4 DE ABRIL E IMPÕE MAIS RESTRIÇÕES

Em, 25.03.2021

José Homero Adabo (1)

Foi publicado hoje o Decreto Municipal nº 21.403/2021, através do qual o Prefeito de Campinas prorroga a Fase Emergencial do Plano São Paulo no município até o próximo dia 04 de abril. Ela terminaria no dia 30/03 próximo.

Outras modificações: de um modo geral, o comércio e os prestadores de serviços que antes poderiam funcionar na modalidade de retirada (drive thru) e entrega por motoboys (delivery), agora só podem adotar esta última modalidade (delivery). Mais detalhes abaixo. Foi ainda autorizado o município de Campinas, juntamente com os demais municípios do seu entorno, ou individualmente, a criar barreiras sanitárias nas entradas da cidade, para a prevenção e combate à pandemia.

Todas estas alterações entram em vigor amanhã, dia 26/03 do corrente.

O Escritório Taquaral fez um estudo comparativo de como estava Campinas e como ficou agora. Veja na tabela a seguir.

ANTES

AGORA

COMENTÁRIOS E APLICAÇÃO

 

IV – serviços de alimentação, como restaurantes, bares e congêneres, os quais devem atender exclusivamente mediante serviços de entrega (delivery) ou retirada (drive thru), vedado o atendimento para consumo nos estabelecimentos.

IV – serviços de alimentação, como restaurantes, bares e congêneres, os quais devem atender exclusivamente mediante serviços de entrega (delivery) até o limite de horário regular do estabelecimento e retirada (drive thru) até as 20h00, vedado o atendimento do consumidor fora de seu veículo e no interior do estabelecimento.  

 

Para estas atividades, não houve modificação.

 

 

 

V – padarias, supermercados, atacadistas e comércios em geral que vendam gêneros alimentícios e produtos de limpeza;

V – padarias, supermercados, atacadistas e comércios em geral que vendam gêneros alimentícios e produtos de limpeza, sendo permitida a entrada, no estabelecimento, de apenas 1pessoa por família, ou, no máximo, a entrada de 1adulto com 1 criança de até 12 anos de idade, devendo encerrar o funcionamento presencial às 20h00, com rigoroso controle de distanciamento interpessoal e de aglomeração nas entradas dos estabelecimentos, podendo atender por entrega (delivery) até o limite de horário regular do estabelecimento  

 

Alterações: entrada de apenas 1 pessoa por família ou, no máximo, 1 adulto com 1 criança de até 12 anos; encerrar o atendimento às 20h00; rigoroso controle de distanciamento e aglomerações nas entradas; autorizado o delivery até o horário do Alvará.

XIV – veterinárias e serviços de atendimento de pet, priorizando-se os serviços de entrega de medicamentos e insumos, bem como de busca e retirada de animais.

XIV – veterinárias e serviços de atendimento de pet, exclusivamente para atendimento de urgência e emergência.  

Só estão autorizados os casos de emergência.

XV – serviços de manutenção predial, elétrica ou hidráulica. XV – serviços de manutenção predial, elétrica ou hidráulica, exclusivamente para situações urgentes.

Só estão autorizados os casos de situações urgentes.

XVII – comércio de insumos para oficinas mecânicas.

XVII- comércio de insumos para oficinas mecânicas, exclusivamente mediante entrega (delivery). Só está autorizada a entrega por meio de delivery. Não pode haver atendimento presencial.
XVIII – atividades de comércio de bens e serviços automotivos, incluídas aquelas de higiene, lavagem, estacionamento, locação e comercialização de veículos. XVIII – serviços de estacionamento de veículos, locação e serviços de higiene e lavagem automotivos.

Só estão permitidos os serviços de estacionamento, locação, higiene e lavagem de veículos. Estão proibidos: serviços manutenção e pintura de veículos.

XX – serviços de entrega (delivery) ou retirada (drive thru) de quaisquer estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviço.

XX – serviços de entrega (delivery) de qualquer atividade comercial ou de prestação de serviços até o limite de horário regular do estabelecimento. Só está permitida a entrega (delivery) e até o limite do horário do Alvará do estabelecimento. Estão proibidas as retiradas no veículo (drive thru).
 

XXI – estabelecimentos comerciais de assistência técnica de produtos eletroeletrônicos

XXI – estabelecimentos comerciais de assistência técnica de produtos eletroeletrônicos, exclusivamente para manutenção de produtos médico-hospitalares ou quando a manutenção do produto se demonstrar inadiável.

Só está permitida a assistência técnica exclusivamente de produtos médico-hospitalares ou quando a manutenção for inadiável.

 

 

Acrescentado pelo Dec. Municipal nº 21.403/2021

XXIII – comércio de alimentação e remédios para animais, sendo permitida a entrada, no estabelecimento, de apenas uma pessoa por família, ou, no máximo, a entrada de um adulto com uma criança de até 12 anos de idade, devendo encerrar o funcionamento presencial às 20h00, podendo atender por entrega (delivery) até o limite de horário regular do estabelecimento.  

Os pet shop só podem permitir a entrada de 1 pessoa por família ou, no máximo, 1 adulto com 1 criança de até 12 anos. Encerrar o atendimento presencial às 20h00. Delivery só até o horário fixado no Alvará

Todas as regras sanitárias, cuidados individuais a serem proporcionados aos clientes e toque de recolher entre 20h00 e 5h00, abordados em OTs anteriores, continuam em pleno vigor, em Campinas.

As Autoridades Municipais (Secretaria Municipal de Saúde – DEVISA; Secretaria de Planejamento e Urbanismo – SEPLURB; Guarda Municipal; PROCON e SETEC) e as empresas ficarão juntas responsáveis por fiscalizar o cumprimento no estabelecimento das exigências acima, inclusive eventual fila que estiver do lado de fora, o que continua proibida.

Continuam válidas as multas previstas na legislação em vigor, já divulgada em OTs anteriores.

COMENTÁRIOS COMPLEMENTARES

Recomendamos a todos os clientes plena atenção para as atuais alterações e que fiquem atentos aos horários autorizados e formas de funcionamento do estabelecimento, bem como das regras sanitárias que continuam em vigor. Temos acompanhado o funcionamento dos estabelecimentos junto a vários clientes e temos percebido um aumento importante de fiscalização sanitária pela Prefeitura de Campinas, originada por denúncias de vizinhos pelo telefone 156. Pedimos atenção a este ponto.

Infelizmente, a medida de hoje representa queda da atividade econômica, com redução do nível de emprego formal e de renda da população e aumento de atividades informais no município.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos no Departamento de R&H, pelo e-mail rh@escritoriotaquaral.com.br, ou junto ao Departamento de Tributos, pelo e-mail info@escritoriotaquaral.com.br diretamente com as profissionais que atendem à sua empresa. Todas estarão sob a Coordenação de Sirlei Campos (R&H) e Sirlene Souza (Tributos).

Ressalvamos que o conteúdo acima é um mero resumo explicativo da legislação veiculada. Para outras questões pertinentes à matéria comentada, mas não abordadas neste trabalho, favor consultar a própria legislação nos links a seguir (i) http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/1286099029.pdf (ii) https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaratualizada/id/135456.

________________

(1) José Homero Adabo é Contador inscrito no CRC/SP sob o nº 74.137/O-3.

Related posts

FASE DE TRANSIÇÃO PERMITE ABERTURA DO COMÉRCIO DE CAMPINAS, MAS MANTÉM O HOME OFFICE

Em, 17.04.2021 José Homero Adabo (1) O Governo do Estado de São Paulo criou uma fase intermediária entre vermelha e laranja (fase de “transição”), permitindo um pouco mais de flexibilidade na abertura dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Para a implementação desta fase em Campinas, o Prefeito...

Saiba Mais

FASE VERMELHA DO PLANO SÃO PAULO FLEXIBILIZA ALGUMAS ATIVIDADES EM CAMPINAS

Em, 10.04.2021 José Homero Adabo (1) O Governo do Estado de São Paulo colocou todo o território paulista na Fase Vermelha do Plano São Paulo, mas atribuiu aos municípios alguma flexibilidade. Para Campinas, o Prefeito publicou hoje o Decreto Municipal nº 21.435/2021, regulamentando as atividades econômicas permitidas e as...

Saiba Mais

PRORROGADOS OS PRAZOS DE PAGAMENTO DO SIMPLES NACIONAL DE MARÇO, ABRIL E MAIO DE 2021

Em, 26.03.2021 José Homero Adabo (1) O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), órgão vinculado à RFB, por força da lei complementar n º 123/2006, publicou ontem a Resolução nº 158/2021, prorrogando os prazos de pagamento do Simples Nacional das competências março, abril e maio, que venceriam em abril,...

Saiba Mais
Como podemos te ajudar?
Enviar pelo WhatsApp