DME – Declaração de Moeda em Espécie

DME – Declaração de Moeda em Espécie

Estamos todos cientes de que, no que diz respeito às suas muitas obrigações tributárias, as empresas devem permanecer atentas às mudanças, às variações nas regras, à modernização dos sistemas de controle fiscais, às novas exigências eventualmente introduzidas em nosso (já complexo) sistema tributário.

Não são raras as ocasiões em que empresas se encontram em situação de irregularidade por simples desinformação, o que se pode evitar, por exemplo, contando com a assessoria profissional e especializada de um bom escritório de contabilidade.

Com a finalidade de auxiliar os contribuintes e indicar os melhores caminhos para o melhor planejamento tributário dos gestores brasileiros, o Escritório Taquaral produz conteúdos digitais de caráter informativo, sempre atualizados, relevantes e gratuitos.

Aqui, nosso objetivo é oferecer uma rápida introdução à DME, a Declaração de Moeda em Espécie, uma obrigação fiscal ainda recente que segue sendo a origem de muitas dúvidas.

 

O que é a DME?

A partir de 2018 uma instrução normativa (nº 1.761/2017) divulgada pela Receita Federal instituiu uma nova obrigação dentre os conhecidos dispositivos de declaração de rendimentos. Trata-se da DME, a Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie.

A exigência se aplica aos residentes em território brasileiro (pessoas físicas e jurídicas) que receberam, em espécie, um valor superior a 30 mil reais no mês, seja por conta do recebimento de aluguéis, prestação de serviços, transferência de bens ou outras operações. Se este for o caso, o contribuinte deverá declarar, no mês subsequente aos recebimentos, os valores e suas respectivas fontes por meio de uma DME.

Como de costume, o contribuinte deverá fazer sua declaração por meio de um formulário eletrônico que, depois de ser corretamente preenchido, será enviado digitalmente através do portal Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Ou seja, trata-se uma nova obrigação com o fisco para a qual os contribuintes enquadrados nas condições descritas devem atentar mês a mês.

 

Precisa de mais ajuda?

 

Obtenha a melhor assessoria contábil

Há mais de três décadas o Escritório Taquaral oferece soluções às empresas que priorizam a excelência em sua gestão financeira e sabem que não podem abrir mão, para isso, de um cuidadoso planejamento tributário.

Conheça nossos serviços entrando em contato por um de nossos vários canais de atendimento: https://www.escritoriotaquaral.com.br/contato/

Related posts

DET: DOMICÍLIO ELETRÔNICO TRABALHISTA

Em, 27/03/2024 José Homero Adabo (1) A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) acrescentou na CLT o artigo 628-A, através do qual foi criado o DET – Domicílio Eletrônico Trabalhista. Este domicílio eletrônico é destinado a dar ciência ao empregador de quaisquer atos administrativos, ações de fiscalização, intimações e avisos em...

Saiba Mais

COMO DECLARAR O IR DA PESSOA FÍSICA EM 2024

Em, 07/03/2024 José Homero Adabo (1) A RFB publicou hoje (07/03) a IN/RFB nº 2.178/2024, fixando as normas e limites atualizados para as condições de obrigatoriedade de apresentação da Declaração de Ajuste Anual (DAA) do IRPF do ano de 2024, ano calendário de 2023. Em relação aos anos anteriores,...

Saiba Mais

ATENÇÃO AOS PRAZOS DE ENVIO DE NFes COM RETENÇÕES

Em, 05/03/2024 José Homero Adabo (1) Agora, com a implantação da última etapa da DCTF Web, em vigor desde 01.02 do corrente, todas as informações sobre retenções na fonte devem ser declaradas diretamente (on line) na ferramenta disponibilizada pela RFB, sem qualquer possibilidade de automatização pelo contribuinte. Esta condição...

Saiba Mais
Como podemos te ajudar?
Enviar pelo WhatsApp
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.
Concordar e Fechar
Rejeitar
Política de Privacidade