MEI – PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA O MICROEMPREENDEDOR

MEI – PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA O MICROEMPREENDEDOR

Se você é um microempreendedor autônomo certamente já ouviu falar sobre MEI e, provavelmente, pensou em usufruir dos incentivos fiscais que esse enquadramento lhe dá direito.

Que tal nos acompanhar nas próximas linhas para entender melhor o que é MEI, quais as vantagens atreladas a essa categoria e como exercer sua atividade profissional desenvolvendo um planejamento tributário eficiente?

Informações básicas

MEI (microempreendedor individual) é como são classificados atualmente, para fins de tributação, aqueles microempreendedores cuja atividade lhes dá um faturamento não superior a 81 mil reais por ano.

Além desse teto, para se enquadrar você precisa exercer uma atividade que conste dentre as centenas que hoje são reconhecidas pelo sistema, além de atender algumas outras exigências, como:

  • Você não pode ter outra empresa nem ter qualquer participação societária;
  • Em sua atividade, você deve contar com no máximo um funcionário contratado.

Incentivos fiscais

Em termos de regime tributário, um MEI se enquadra no tipo de negócio que atende às suas obrigações com a Receita Federal por meio do Simples Nacional. Nesse regime você pode recolher vários impostos (PIS, INSS, IPI, ICMS, ISS, CSLL, Confins, IRPJ) de maneira unificada por meio de um único Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), o que torna o controle contábil de sua atividade consideravelmente mais simples, desburocratizado.

Através do Simples Nacional o microempreendedor fica isento da obrigação de pagar certos impostos e conta com valores reduzidos para outros, usufruindo de um incentivo fiscal que visa garantir a sobrevivência dos pequenos negócios e estimular o crescimento econômico do país.

Outra vantagem é que o microempreendedor tem uma despesa tributária fixa, o que lhe permite fazer um planejamento tributário/financeiro de maneira mais segura, reduzindo as surpresas e os riscos econômicos para a sua atividade num futuro próximo.

Faça seu planejamento tributário com o Escritório Taquaral

Agora que você entende melhor os benefícios de ser um MEI e já começa a avaliar se sua atividade se enquadra na categoria, procure obter uma assessoria contábil especializada no planejamento tributário para atingir seus objetivos profissionais de maneira mais simples e em perfeita conformidade com a legislação tributária.

Entre em contato com o Escritório Taquaral e conheça nossos serviços.

Related posts

DET: DOMICÍLIO ELETRÔNICO TRABALHISTA

Em, 27/03/2024 José Homero Adabo (1) A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) acrescentou na CLT o artigo 628-A, através do qual foi criado o DET – Domicílio Eletrônico Trabalhista. Este domicílio eletrônico é destinado a dar ciência ao empregador de quaisquer atos administrativos, ações de fiscalização, intimações e avisos em...

Saiba Mais

COMO DECLARAR O IR DA PESSOA FÍSICA EM 2024

Em, 07/03/2024 José Homero Adabo (1) A RFB publicou hoje (07/03) a IN/RFB nº 2.178/2024, fixando as normas e limites atualizados para as condições de obrigatoriedade de apresentação da Declaração de Ajuste Anual (DAA) do IRPF do ano de 2024, ano calendário de 2023. Em relação aos anos anteriores,...

Saiba Mais

ATENÇÃO AOS PRAZOS DE ENVIO DE NFes COM RETENÇÕES

Em, 05/03/2024 José Homero Adabo (1) Agora, com a implantação da última etapa da DCTF Web, em vigor desde 01.02 do corrente, todas as informações sobre retenções na fonte devem ser declaradas diretamente (on line) na ferramenta disponibilizada pela RFB, sem qualquer possibilidade de automatização pelo contribuinte. Esta condição...

Saiba Mais
Como podemos te ajudar?
Enviar pelo WhatsApp
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.
Concordar e Fechar
Rejeitar
Política de Privacidade