O PRÓ-LABORE E O MICROEMPREENDEDOR

Introdução

A despeito da herança aparentemente arcaica da palavra latina, o pró-labore (que significa, literalmente, pelo trabalho) é um conceito contábil simples de entender. Trata-se, na prática, da remuneração que os sócios administradores de uma empresa recebem do faturamento de seu negócio.

O próprio do pró-labore é sua relação com as questões administrativas. Deve-se ter regras e limites preestabelecidos para a retirada de dinheiro para os bolsos dos administradores a fim de que as contas não se misturem e venham a pôr em risco a sobrevivência da empresa,

Assim, se não for pela distribuição dos lucros, o que os sócios administradores de uma instituição recebem do faturamento para uso pessoal é definido, em termos contábeis, como pró-labore, uma despesa administrativa a ser contabilizada como qualquer outra.

O pró-labore do Microempreendedor

Sabemos que MEI é a categoria jurídica e tributária que, no Brasil, serve aos microempreendedores. Ainda que, por definição, o negócio que se insere nessa categoria seja gerido por único indivíduo, ele ainda deverá definir a remuneração de seu administrador como pró-labore. Também nesse caso se aplica a ideia de proteger a saúde financeira do negócio mantendo regras que evitem que as necessidades pessoais de um administrador façam ruir todo o edifício.

Como uma MEI só pode ter um faturamento que não ultrapasse o teto de 81 mil reais ao ano, isso significa que também há um limite para o valor que pode ser apontado como pró-labore.

Além disso, os limites mais modestos da MEI não isentam o microempreendedor da obrigação de recolher impostos sobre seu pró-labore, de ser um contribuinte da Previdência Social nem da responsabilidade de declarar seus rendimentos de maneira apropriada ao fisco como despesa administrativa.

O pró-labore do Microempreendedor

Caso você tenha dúvidas sobre como abrir a sua empresa ou sobre o pagamento ou a declaração de seus impostos, entre agora mesmo em contato conosco por um de nossos rápidos canais de atendimento. O Escritório Taquaral terá enorme prazer em ajudá-lo a se tornar um microempreendedor de sucesso.

Related posts

REFORMA TRIBUTÁRIA (I): ATIVIDADE IMOBILIÁRIA E HOLDING FAMILIAR

Em, 21/08/2025 José Homero Adabo (1) A partir de agora, o Escritório Taquaral passará a expedir orientações práticas sobre a Reforma Tributária do consumo a serem observadas pelas empresas. Isto decorre da entrada em vigor (na forma de teste) a partir de 01.01.2026 de várias exigências (emissão de notas...

Saiba Mais

HORÁRIO ESPECIAL DE FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTOS EM CAMPINAS

Em, 01/08/2025 José Homero Adabo (1) A Prefeitura Municipal de Campinas publicou no último dia 15/07 pp. o Decreto nº 23.955/2025 para regulamentar o funcionamento em horário especial de estabelecimentos comerciais, de serviços, institucionais e industriais no município de Campinas. A medida regulamenta o horário de funcionamento, bem como...

Saiba Mais

NOVA ORIENTAÇÃO SOBRE O E-SAT E VEDAÇÃO DE USO A PARTIR DE 01.01.2026

Em, 16/06/2025 José Homero Adabo (1) A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo vem orientando os contribuintes sobre novas alterações no uso do e-SAT, tendo sido observadas algumas visitas pessoais da fiscalização, em estabelecimentos varejistas, para esta e outras orientações. Assim, estamos repassando abaixo os principais pontos...

Saiba Mais
Como podemos te ajudar?
Enviar pelo WhatsApp
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.
Concordar e Fechar
Rejeitar
Política de Privacidade